domingo, 11 de dezembro de 2011


Agora mostraremos os princípios que regem o fenômeno de mudança de uma língua, seja ela qual for.

1.      A mudança ocorre quando uma generalização de uma variação em um subgrupo especifico de uma comunidade de fala entra em ativação e toma a forma diferenciada do sistema.
2.      A estrutura lingüística se vale da diferenciação e de estilos que os falantes usufruem através de regras que determinam a variação do falar.
3.      Nem toda variação muda, mas toda mudança um dia variou.
4.      A ocorrência de uma mudança não é padronizada e rápida. A generalização parte da variação das mudanças feitas ao longo do tempo.
5.      A mudança se dá dentro da gramática do falante (Gramática Universal) e não ocorre nas gramáticas normativas.
6.      A propagação da mudança acontece como um todo e não está restrita a um subgrupo especifico.
7.      A língua e a sociedade estão intimamente ligadas na progressão da mudança lingüística. 
A partir de agora veremos os tipos de mudanças que costumar ocorrer dentro de uma língua, tratando no caso, da língua portuguesa. A pesquisa analisará dentro dos anúncios publicitários os seguintes tipos de mudanças que costumam ocorrer dentro da língua (mas outros tipos podem ser acrescentados no desenvolver da pesquisa):
Desuso                                          
Uso de pronomes (tu x você/ nós x a gente / vós x vocês)
Vogais ou consoantes dobradas
Estrangeirismos

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