domingo, 11 de dezembro de 2011


    A língua passa por diversas transformações ao longo do tempo e para isso é fundamental sabermos quais são os tipos de mudanças e as variações que provocam tais mudanças.
   Aqui trataremos de expor os principais conceitos acerca da variação e da mudança lingüística, visto que é impossível estudarmos as mudanças sem falar das variações, sob a ótica da corrente variacionista e exemplificando com diversos anúncios publicitários desde o inicio do século xx até os dias atuais.


O que vem a ser a corrente variacionista?
  
   É um campo da Lingüística, dentro da Sociolingüística, que tem como o objetivo de estudo a língua em seu real contexto de uso e tem como o objeto a variação, entendendo-a como um princípio geral e universal, passível de ser descrita e analisada cientificamente. Para isso, são considerados, além de fatores lingüísticos, fatores sociais e culturais que podem exercer papel relevante na produção lingüística. Para esta corrente, a língua é considerada uma instituição social, de modo que não deve ser vista como uma estrutura autônoma, que independe do contexto e da situação na qual se realiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário